No setor de cargas existem dois tipos de processos para envio de produtos, importação e exportação, sendo que cada um possui uma função. Por cada uma das etapas estarem conectadas, é importante ter conhecimento específico para que não ocorra nenhum prejuízo na compra e venda internacional.
Neste texto vamos te explicar como funciona o processo de importação, suas vantagens para empresas e para o setor econômico do país.
Afinal, o que importação?
Importação é um processo que ocorre quando produtos são comprados internacionalmente. Um exemplo são os produtos eletrônicos fabricados na China e comprados por empresas brasileiras.
Esse processo de compra entre países precisa estar dentro das leis de importação que o país exige, evitando, dessa forma, irregularidades no serviço e garantindo maior segurança no trajeto e nas trocas comerciais.
Agora que você já entendeu como funciona o processo de importação, é possível observar sua importância e compreender que nenhum país é autossuficiente, um sempre vai precisar do outro. É dessa forma que é possível estabilizar a economia global.
Conheça as fases da importação
O processo de importação se divide em três fases:
- Fase Administrativa
É a fase que o comprador deve cuidar de todos os documentos e procedimentos necessários para que a negociação aconteça de maneira correta. Sendo a fase principal, onde ocorre o licenciamento para importações.
- Fase Cambial
Onde ocorre a compra da moeda estrangeira e o pagamento ao exportador, mas por ser uma transação internacional precisa ser processado por algum órgão financeiro autorizado pelo Banco Central do Brasil.
- Fase Fiscal
É nesta fase que a papelada e documentação é verificada, analisando se está tudo como a legislação pede. Além disso, a carga também passa por uma avaliação, caso a mercadoria não esteja regular ou transporte de produtos ilegais.
A importância da importação para o Brasil
O setor de importação no Brasil, entre Janeiro e Setembro, importou cerca de US $205,9 bilhões, um aumento de 31% se comparado ao ano anterior. Dessa forma, o país se consolidou sendo o um dos países que mais importa produtos no mundo.
Os principais países que o Brasil importa são:
- China
- Estados Unidos
- Alemanha
- Argentina
- Coreia do Sul
- México
- Itália
- entre outros
Saiba as vantagens da importação para sua empresa
Existem diversas vantagens para sua empresa realizar a importação, alcançando mercados internacionais e conseguindo adquirir novos recursos. Selecionamos as melhores vantagens para aderir a importação:
- Melhores preços: por serem especialistas, conseguem oferecer produtos por preços reduzidos e atrativos. Mesmo que tenha o custo da carga tributária, em muitos casos ainda tem vantagens por possuir um produto com qualidade superior a outros.
- Competitividade: é um mercado altamente diferenciado e dinâmico, conseguindo acessar diversas empresas internacionais, com excelente produtividade. Conseguindo ter uma boa qualidade e elevando a competitividade de seus negócios.
- Incentivo governamental: no Brasil, o governo oferece incentivos para que ocorra a importação de alguns produtos, como por exemplo abaixar os preços das taxas.
Nós da FWLOG sempre ressaltamos a importância que o processo de importação traz para o nosso país, como diversas vantagens econômicas e maior produtividade para o mercado.
Não fique de fora das novidades do comércio exterior, que cresce a cada ano. Inscreva-se no nosso site para receber os emails da FWLOG e ficar por dentro do mercado.