Alguns tipos de mercadorias precisam de um cuidado especial na hora do transporte. Nessas horas, é preciso saber quais as embalagens para exportação ideais para cada tipo de produto, para que ele chegue preservado até o destino final.
Na logística internacional é imprescindível o transporte seguro e o armazenamento correto de mercadorias.
As embalagens para exportação são estruturas que garantem a integridade da carga para o cliente. Deste modo, a embalagem deve se adaptar ao tipo de produto transportado e resistir fortemente aos diversos modais de transporte, tal como as condições climáticas e todos os processos de logística para garantir a segurança de operação.
Regras das embalagens para exportação
As embalagens de exportação para o comércio internacional precisam seguir algumas normas para atender as exigências específicas que cada país possui.
Nas embalagens é preciso conter as informações expostas na língua do país destinado, tal como as regras ambientais de cada lugar.
As embalagens para exportação feitas com recursos florestais precisam de certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Os rótulos devem conter o dizer “For Export Only”, traduzindo, “apenas para exportação”, negando assim, a venda no mercado nacional.
Além disso, a regularização deve seguir as normas da ABNT, Anvisa e Conama.
As diferentes formas de embalagens de exportação
Abaixo, listamos os principais tipos de embalagem para transporte:
- Prateleira: esse tipo de embalagem possui simples proteção e é muito utilizada para deixar a mercadoria exposta no destino da exportação.
- Transporte: esse tipo de embalagem de exportação é destinada ao deslocamento das mercadorias. Deste modo, é mais reforçada e resistente para conseguir suportar os impactos e as condições do modal de transporte. Ela pode ser de madeira, metal, plástico ou papelão.
- Unitilização: aqui é reunido diversos produtos e mercadorias em uma só embalagem, deve possuir dimensões e expansões únicas e personalizadas. Esse tipo de embalagem garante a segurança do armazenamento temporário.
- Paletização: os pallets são plataformas e estruturas de madeiras para transportar embalagens secundárias e terciárias (que não tem contato direto com o produto). São fixadas através de cintas ou cordas para que a exportação e movimentação seja feita através de empilhadeiras.
- Conteinerização: bastante usado no modal marítimo, os contêineres servem para armazenar diversos tipos de produtos e mercadorias. Ideais para exportação em grande escala, pois possuem resistência e maior proteção. Se o tipo de carga for carga frágil, essa é uma ótima opção de embalagem para exportação.
- Pré linhagem: a pré-linhagem envolve a transportação das cargas através de redes, alças ou cintas específicas para a movimentação através do alceamento.
Saber o tipo de embalagem de exportação correta garante o sucesso do transporte de mercadorias.
Ainda possui dúvidas a respeito das embalagens de exportação? Conte com a FWLOG.