Será que sua empresa atua aplicando supply chain? Você sabe o que é isso? É muito importante ter esse diferencial para um melhor destaque entre os concorrentes. O que é super comum nesse setor que busca sempre a melhor eficiência.
Podemos dizer que o supply chain entra em ação naquele momento que o cliente chega na loja e recebe a resposta que o produto está esgotado, sem ter o que fazer para ajudar acaba indo embora sem o que desejava. Uma boa gestão faz com esse caso não se repita e a empresa consiga ter um bom impacto com o seu público.
Mas afinal, o que é supply chain? Neste texto vamos te mostrar o impacto desse serviço e suas vantagens para as empresas. Confira!
O que é supply chain?
Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos, é o processo que um produto precisa passar, desde a captação de matéria prima até a entrega para o consumidor final. Ocorre desde a compra dos materiais e insumos, transportes, armazenamento, embalagem, venda e a distribuição para o cliente.
É um serviço que faz o uso da tecnologia a seu favor. Por necessitar de uma gestão interligada é preciso ter sempre recursos mais modernos em mãos, sendo capaz de interagir com diversas empresas e profissionais.
E o Supply Chain Management?
O Supply Chain Management (SCM) é a gestão que consiste em criar um ambiente favorável para os fornecedores e transportadores. Solucionando uma preocupação dos gestores no que diz respeito aos procedimentos de trabalho que vão ser feitos para agilizar o contato com o cliente final.
Áreas de atuação
Como é possível observar, o supply chain envolve diferentes áreas de atuação, que devem trabalhar de maneira conjunta para chegar ao cliente final. O processo completo envolve diversas etapas, e algumas áreas dependem do bom desempenho desse modelo. Como:
- Matéria-prima
- Equipamentos
- Insumos
- Transporte
- Compras
- Estoque
- Planejamento da demanda
- Armazenamento
- Pessoas
- Organizações
- Informações
Diferença entre Supply Chain e Logística ?
Por serem serviços parecidos acabam sendo confundidos. Isso acontece por terem o objetivo de mapear e conduzir processos para produto final, mas não são a mesma coisa.
Na logística, o pensamento é no processo interno das empresas: o que irá ocorrer de uma ponta à outra, desde o armazenamento, gestão de estoque, entrada e saída de material.
Diferente da cadeia de suprimentos, que possui uma maior amplitude no fluxo de mercadoria internas e externas da empresa, como planejamento com fornecedores, compras, suporte ao consumidor etc.
Se divergem pois o supply chain propõe eliminar as redundâncias de alguns produtos, diminuindo o tempo de produção e, de certa forma, se preocupa em oferecer boas mercadorias. A logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, se preocupando com controle de estoque e a redução de custo.
Vantagens de unificar o Supply Chain e logística
Por ser um processo que requer um bom desenvolvimento dos setores, a prática de unir os dois setores tende a oferecer diversos benefícios para o mercado.
Confira as vantagens:
- Planejamento
- Gestão de estoque
- Processamento de pedidos
- Armazenagem
- Gestão de informação, transporte e distribuição
- entre outros.
Percebemos que a implementação de uma estrutura de cadeia de suprimentos é de grande valia para o setor, para complementar esse assunto leia mais sobre logística multimodal.