Os principais parceiros internacionais do Brasil na importação e exportação de mercadorias são China, Estados Unidos, Holanda, Alemanha e Oriente Médio. Estes são países que contribuem para a economia nacional.
Essa troca é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil. No texto de hoje explicamos a relevância das negociações e do networking para as operações de importação e exportação.
Parceiros internacionais: importância do networking
O comércio exterior é a troca de produtos entre países. Essa comercialização garante que os países consigam vender a sua produção excedente para outros países, bem como consumir mercadorias essenciais para as operações nacionais com um melhor preço.
Para isso é preciso ter e manter relacionamento com empresas e governos internacionais, de modo a minimizar taxas alfandegárias, abaixar custos e descomplicar burocracias neste comércio.
Deste modo, a partir do networking, além de ser importante para a economia de cada país, é também essencial para que organizações nacionais entrem no mercado exterior, seja para receber investimentos ou vender os produtos.
Principais países parceiros internacionais do Brasil
O Brasil é um dos países referências no mercado internacional e seu principal produto exportado é a soja, minério de ferro, açúcar e carne bovina. A seguir, listamos os principais parceiros internacionais do Brasil:
China
A maior economia do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) carrega também o nome de maior economia de exportação mundial. A China é o principal parceiro internacional do Brasil.
É o que mais recebe exportação do Brasil e também o país do qual mais importamos. Sendo assim, podemos dizer que a China investe no Brasil nos setores de indústria, óleo, inovação e serviço.
Estados Unidos
Este parceiro internacional ocupa o segundo lugar no ranking de maior economia de exportação mundial. No ano de 2018, o Brasil exportou para eles 28,77 bilhões de dólares em produtos brutos de petróleo, aviões, semimanufaturados de aço e ferro.
Em contrapartida, as importações são em grande parte de petróleo, unidades de disco digital, remédios e peças de veículos.
Holanda
Um dos parceiros internacionais que mais compram do Brasil. Os principais produtos são: ferro e aço, farelo de soja e minério de ferro.
Alemanha
Este é o terceiro país com maior economia de exportação mundial e também um dos grandes parceiros internacionais do Brasil. A Alemanha também está no top 5 de países que mais importam do Brasil.
Oriente Médio
O Oriente Médio garante o maior saldo comercial entre os parceiros internacionais do Brasil. Os principais produtos exportados são: frango, milho, açúcar e carne bovina.
O papel da logística na economia internacional vai muito além do transporte. É preciso ter conhecimento de todos os setores envolvidos e um relacionamento duradouro com cada um deles. Conheça mais sobre a importância da logística no comércio exterior!