O que é logística reversa?

Você está visualizando atualmente O que é logística reversa?

É  muito importante quando uma empresa atua com logística reversa aplicando ações que garantem um cuidado com o meio ambiente. Diante da sua importância e da necessidade de que toda a sociedade precise mudar alguns comportamentos, ela surge com grande destaque. 

Sabemos que durante muitos anos, foram extraídos diversos recursos da natureza, e as consequências têm aparecido a cada ano que passa, de uma maneira nada animadora, afinal a natureza já não consegue mais repor essas perdas.

Dessa forma, é muito importante que tenhamos projetos para proteger cada vez mais o nosso planeta. Mas é válido lembrar que em alguns setores, a implementação da logística reversa não é apenas um bom comportamento, é também uma obrigatoriedade.

Neste texto vamos trazer os benefícios da implementação da logística reversa na sua empresa, suas etapas e como funciona na prática.   

 

O que é Logística Reversa?

Quando vamos definir o que é logística, estamos falando de planejamento, otimização e entrega de produtos para compradores. Já a logística reversa é o oposto, pois é quando o produto volta para a empresa para ser reaproveitado.

Com a preocupação das formas em que empresas estavam fazendo o descarte dos seus produtos, o termo logística reversa surgiu nos anos 90 para diminuir o impacto desses resíduos na natureza.

Seus benefícios são inúmeros para o meio ambiente, principalmente no combate ao desmatamento das florestas, pois já não necessita mais de extrair tanto material da natureza. Além disso, a redução de lixo é um dos papéis principais, deixando a rua mais limpa e diminuindo a poluição.

Sendo assim, a logística reversa é uma ação que envolve os seguintes pilares:

  • Responsabilidade social 
  • Estímulo da reciclagem 
  • Vantagem competitiva

 

Em quais áreas é obrigatória a implementação da logística reversa?

Segunda a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), instituída pela Lei 12.305/2010, é obrigatoriedade na implementação da logística reversa o retorno dos resíduos após utilização pelo consumidor por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Sendo eles: 

  • agrotóxicos (bem como seus resíduos e embalagens)
  • pilhas e baterias
  • pneus
  • óleos lubrificantes (bem como seus resíduos e embalagens)
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e lâmpadas de luz mista
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes

 

Materiais com embalagens plásticas, metálicas ou de vidro também podem fazer parte da logística reversa, sem obrigatoriedade legal, mas em caso de um regulamento específico, termos de compromisso, acordos setoriais. Entretanto, dependendo do grau de impacto causado à saúde pública e ao meio ambiente, outros tipos de materiais podem se tornar mandatórios.  

 

Etapas da Logística Reversa

Como dito, essa logística é um trabalho diferente dos demais, neste caso o material chega ao consumidor final e depois volta para a indústria. Para que ocorra de maneira correta ela passa por algumas etapas, sendo:

  • Cidadãos serão conscientizados sobre a importância do seu papel na logística reversa.
  • O consumidor devolve o produto e a embalagem do distribuidor
  • O distribuidor envia ao fabricante
  • Em seguida eles encaminham para reciclagem ou fazem o descarte adequado
  • O órgão público fiscaliza e garante que tudo é feito corretamente    

 

Como funciona na prática?

A logística reversa funciona na prática seguindo dois modelos: 

O modelo do pós-venda se caracteriza pelo retorno dos produtos vendidos, mas que não foram utilizados ou tiveram pouco uso, devido algum defeito ou erro.

Dessa forma a empresa precisa planejar como vai ser o recebimento e encaminhamento dos itens, passando por todo controle, e em alguns casos o produto pode passar por melhorias e voltar a ser comercializado. 

a o modelo pós-consumo acontece quando o ciclo daquele produto acaba. Ele foi comprado, utilizado e descartado pelo consumidor. Após esse processo, a empresa recebe e envia para o destino final, seja a reutilização, reciclagem ou desmanche para local adequado.

Gostou de conhecer sobre a logística reversa? É bem interessante como essa prática pode ajudar o meio ambiente, para saber mais sobre essas ações temos um texto sobre logística sustentável.