O transporte de cargas perigosas é a operação definida como a movimentação de mercadorias e produtos que colocam em risco a saúde humana, o meio ambiente e até mesmo a segurança da população.
Para evitar os riscos para todos os envolvidos com este tipo de carga, é preciso atenção especial. Para operações com esse tipo de transporte é necessário alguns cuidados e algumas regras para que não ocorra nenhum imprevisto que possa gerar danos ou acidentes durante o trajeto.
Você sabe o que são cargas perigosas?
O que são cargas perigosas?
Como dito acima, as cargas perigosas são produtos, substâncias e mercadorias que colocam em risco não só a saúde e segurança humana, mas também o meio ambiente.
Essas cargas podem ser explosivos, gases, líquidos e sólidos inflamáveis, produção radioativa, substâncias tóxicas e outros.
Agora faz sentido o porquê do nome de cargas perigosas, né? Qualquer imprevisto e imprudência podem gerar acidentes gravíssimos.
Exemplos de cargas perigosas:
Para melhor entendimento e ilustração, vamos detalhar melhor os exemplos dessas cargas perigosas.
- Explosivos: produtos que produzem gases e calor em quantidade grande, por exemplo, Nitroglicerina e Pólvora;
- Gases: apesar de não ter cor, nem cheiro, os gases se espalham com muita facilidade pelo ar, por exemplo, o gás de cozinha, Cloro e Amônia;
- Líquidos Inflamáveis: esses produtos, ao serem expostos a altas temperaturas, geram uma reação de combustão. São eles os combustíveis, como a Gasolina, Álcool e Óleo Diesel;
- Sólidos Inflamáveis: quando entram em contato com uma chama ou atrito, tornam-se inflamáveis. O Enxofre é um bom exemplo de sólido inflamável;
- Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos: esses produtos liberam oxigênio, podendo causar incêndios, como a água oxigenada, por exemplo;
- Substâncias tóxicas e substâncias infectantes: produtos químicos que são capazes de danos sérios à saúde, até mesmo em pequenas quantidades. Por exemplo, os pesticidas;
- Material radioativo: essas substâncias liberam energias invisíveis e por isso é necessário equipamento especializado para detectá-las.
- Substâncias corrosivas: esses produtos podem causar queimadura se entrarem em contato com a pele, tanto no seu estado líquido como no sólido, são eles o Ácido Sulfúrico e Soda cáustica;
- Substâncias e artigos perigosos diversos: são materiais que não se enquadram nas demais categorias, por exemplo, as baterias de lítio.
Cuidados na logística para as cargas perigosas
Por trazer danos à saúde e ao meio ambiente, para transportar cargas perigosas é preciso ter cautela e seguir corretamente as leis e regras. Anote os principais cuidados:
- Embalagem: cada tipo de carga perigosa necessita de uma embalagem específica. Os combustíveis, por exemplo, devem ser transportados em tanques adequados, para não haver variação de temperatura gerando risco de combustão.
- Circulação: a circulação faz parte da proteção, por isso, é preciso evitar a transportação em regiões com reservatórios de água, população densa e reservas ecológicas.
- EPIs obrigatórios: equipamentos de segurança e proteção individual são ítens obrigatórios na transportação de carga perigosas. Os equipamentos possuem a finalidade de proteger toda a equipe para que não haja risco e danos em casos de possíveis acidentes.
- Sinalização: é importante deixar evidente o risco que a mercadoria transportada gera. Para isso, as mercadorias devem ter o número de série determinada pela ONU (Organizações das Nações Unidas), no qual deve ser colocado embaixo do painel laranja, que simboliza segurança. Esse trâmite é necessário pois identifica facilmente o produto em casos de vazamentos ou acidentes.
Sua operação deve ter toda segurança necessária. Conte com a FWLOG para que a mercadoria chegue corretamente no destino final!