Cabotagem é a transportação de carga entre terminais portuários em um mesmo país. Os navios de cabotagem possuem uma influência enorme no mercado de transporte marítimo.
Essa é uma modalidade benéfica, pois o custo é reduzido e a capacidade de carga é elevada, facilitando a logística de transporte e operação.
A cabotagem é uma alternativa de transporte que acontece na costa marítima e até mesmo em vias de rios e lagos. Essa modalidade acontece entre portos de um mesmo país, porém, dependendo da distância dos portos entre fronteiras, podem ser transportados de uma fronteira à outra, como por exemplo no caso entre Brasil e Uruguai.
Benefícios da cabotagem
A cabotagem é vantajosa para empresas e consumidores, garantindo a eficiência na exportação e importação para ambos os lados.
- Menor custo: possui o custo menor do que transporte rodoviário.
- Maior quantidade de carga: os navios permitem uma capacidade maior entre todos os meios de transporte, ou seja, uma grande quantidade de itens enviados de uma só vez.
- Segurança: pela movimentação ocorrer em navios, a perda de mercadorias é quase nula, assim como roubos e furtos.
- Sustentabilidade: o transporte marítimo é um dos que menos traz riscos ao meio ambiente, pois emite menos poluição. Por realizar menos viagens, os impactos dos ecossistemas também são reduzidos.
- Grande extensão navegável: só o Brasil possui mais de 7 mil quilômetros de costa navegável e mais de 40 mil quilômetros de vias (lagos e rios) de potencial navegação. No Brasil, existem mais de 30 portos, de sul ao norte.
Burocracias da cabotagem
Cabotagem é um transporte seguro e eficiente, porém esse tipo de meio sofre com processos burocráticos da política de transporte do país, onde o meio rodoviário é priorizado.
O problema se dá pois exigem praticamente os mesmos processos burocráticos de transportação de mercadorias para os portos internacionais, mesmo a operação sendo entre territórios do mesmo país. O motivo dessa burocracia é que mesmo acontecendo em território nacional, a tramitação de mercadorias compete com terminais do comércio internacional.
Cabotagem no Brasil
De acordo com informações da ANTAQ, a cabotagem representa cerca de 30% da navegação do Brasil. Em menos de 10 anos, entre 2010 e 2019 a cabotagem cresceu em 31% nos volumes de carga movimentadas e aumentando 200% a movimentação de contêineres.
São fatos que representam o quanto a cabotagem está crescendo e ficando cada vez mais popular entre as transportadoras do Brasil.
Quer saber mais? Conte com um bom planejamento para a sua rota!