Só existe comércio exterior se houver uma logística eficiente por trás, tanto na importação, quanto para a exportação de mercadorias. É a logística que faz com que as cargas cheguem ao destino de forma segura e inteligente, otimizando o tempo e também os recursos investidos.
O que é logística internacional?
A logística de transporte trabalha com expedição, transporte, recebimento e armazenagem, conectando fabricantes, fornecedores, transportadores e operadores. Deste modo, um elo é criado para que todo processo seja concluído com sucesso e satisfação.
No comércio exterior, o objetivo da logística depende do resultado esperado das operações. Com essas informações, é possível desenvolver um planejamento para melhor gestão do transporte.
Só assim, com uma boa estratégia e uma rede de contatos estruturada é possível ganhar a credibilidade dos compradores e se tornar referência em logística internacional.
Como ter resultados satisfatórios com a logística no comércio exterior?
Para garantir o sucesso nas embarcações do comércio exterior é preciso ir além de criar estratégias e planejamentos. É necessário realizar as operações de maneira eficiente, rápida e produtiva.
Para isso, listamos as principais formas de garantir o resultado:
- Preparar os produtos a serem despachados conforme regula as normas internas e externas;
- Providenciar as licenças e a documentação aduaneira;
- Pagar as taxas e impostos referente a operação;
- Confeccionar e preparar toda a documentação de transporte;
- Contratar um seguro internacional para a carga;
- Eleger o melhor modal de transporte;
- Criar uma ponte de contato com os fornecedores e também dos clientes que irão receber a mercadoria;
- Monitorar todo o deslocamento da carga;
Além desses fatores, é preciso dar atenção à alguns detalhes:
– Compreender todas as normas da legislação tanto internas como externas: apenas com conhecimento é possível obter a preparação para as trocas no comércio exterior
– Avaliar com atenção as obrigações envolvidas em contrato: é sempre importante ler o contrato com cautela. Se houver dúvidas, é importante saná-las antes de fechar o contrato para que não haja nenhum prejuízo futuro.
– Conhecer os seus fornecedores: mesmo que seja comércio interno ou externo, conheça os fornecedores e as suas metodologias de trabalho para que não aconteça conflitos.
– Avaliar o modal escolhido: sempre analise se o modal escolhido foi a melhor decisão. No comércio exterior, é importante avaliar a escolha do modal para que não haja problema com as infraestruturas.
A FWLOG possui relacionamentos de muitos anos de mercado. Você já conhece nossos serviços?