Indústria Automobilística: os avanços desse mercado

Você está visualizando atualmente Indústria Automobilística: os avanços desse mercado

No dia 11 de novembro é comemorado o dia da indústria automobilística, uma data para celebrar o crescimento desse ramo na economia mundial.

Dedicada à produção de veículos para locomoção de pessoas e mercadorias, ao longo dos anos a indústria automobilística passou por diversos processos e revoluções fundamentais no seu desenvolvimento, trazendo diversos benefícios para sociedade. 

Você sabia que o Brasil segue sendo um dos maiores produtores mundiais na fabricação de veículos? Neste texto iremos te mostrar esse fato e diversas outras curiosidades do setor.  

 

A Indústria Automobilística no Brasil

O começo desse setor no Brasil ocorreu no governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek com a proibição da importação de veículos já montados. Esse fato possibilitou a produção de chapas, barras de ferro e aço em território nacional, gerando maior manufatura e maior liberdade para as montadoras desenvolverem localmente uma tecnologia antes estrangeira.

Já em 1959 a Volkswagen consegue seus primeiros feitos com o fuscas e kombis, liderando o setor de automóveis e urbanizando a cidade com seus carros. Com o passar dos anos, pequenas empresas vão surgindo ganhando destaque sendo as principais fabricantes do mercado na época: Volkswagen, GM, Ford e Fiat.  

 

Você sabe qual a importância do segmento para o país?

O mercado automobilístico evolui e a importação de veículos passou a ser uma realidade, melhorando o segmento de automóveis no Brasil.

Dessa forma, ela é uma indústria que demanda de diversos setores, influenciando em:

  • Mais emprego: É um dos setores que mais gera emprego no Brasil atualmente.  
  • Economia do país: Dados recentes reforçam a importância das montadoras para o crescimento da economia. 
  • Inovação e tecnologia: A indústria automotiva contribui com metodologias de criação de novas ferramentas de inovação.

 

O mercado de Importados e Exportados 

A indústria automobilística é um setor muito concorrido, por isso o processo de importação de peças é fundamental para esse mercado. Isso acontece pois alguns produtos podem sair mais baratos do que peças fabricadas nacionalmente, mesmo com o valor da carga tributária. 

Já o setor de exportação, apesar de toda crise que veio enfrentando, conseguiu se manter no último ano. Os números analisados nos mostram um período de queda mas com novos rumos sendo seguidos a partir de 2022.

Segundo a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em meados de 2020 houve uma queda de 10,2% na venda, com encarecimento de matéria prima devido ao aumento do dólar. Já em 2022, apesar dos desafios, o setor conseguiu retomar suas atividades melhorando seu fator econômico.

Na exportação, em 2021 o Brasil conseguiu exportar cerca de 384 mil veículos, um número menor comparado ao anos anteriores. Um dos fatores que estão mantendo a estabilidade desse setor é a os veículos de maior valor agregado no mercado, o que tem trazido um maior faturamento.

O setor da indústria automobilística é muito importante no Brasil, assim como muitos outros produtos e serviços. Quer conhecer mais curiosidades sobre esses mercados? Siga o instagram da FWLOG!