ESG significa Environmental, Social and Governance, traduzindo para o português quer dizer: ambiental, social e governança. Essa é a trindade que formam os pilares de uma estratégia que tem dado resultados assertivos para organizações do mundo todo.
Na sigla ESG, “ambiental” possui o significado de que as empresas devem trabalhar seguindo as boas práticas para o cuidado com o meio ambiente visando diminuir os impactos na natureza, como a poluição e o aquecimento global.
O “S” da sigla ESG, o social, quer dizer que as organizações devem ter a responsabilidade e a disciplina com o impacto que causam na sociedade e no nicho que estão inseridas, como maneiras de trazer mais bem estar, capacitação e qualidade de vida para os colaboradores.
Já o “G”, que significa governança, diz respeito a importância de existir uma política clara e transparente dentro das empresas. Na prática, é sobre comunicar a verdade para com os clientes, colaboradores, funcionários e fornecedores.
O que é ESG na prática?
Na prática, ESG tem o papel de mudar o mundo dos negócios com sua transparência, o objetivo de minimizar os impactos das ações de uma organização no meio ambiente e na vontade de transformar o mundo em um lugar correto e mais justo para todos.
Vemos o ESG como uma mudança de paradigmas. A nova geração de profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho possui exigências diferentes dos jovens de antigamente, que só visavam uma carreira estável, com um bom salário. Hoje, esses jovens têm vontade de atuar em organizações seguras com grandes investimentos tecnológicos e que cumprem os avanços sociais.
Investidores, colaboradores e fornecedores visam não apenas o lucro, mas também maneiras de contribuição para transformações sociais assertivas. De que forma é feita essa mudança? Através de normas que prevaleçam o respeito à diversidade, códigos de ética, canal de denúncias, desenvolvimento sustentável e outras práticas.
Importância do ESG para as empresas
Uma empresa que investe em ESG é uma empresa responsável. Cliente, fornecedor e investidores preferem fazer negócio com organizações conscientes que não geram prejuízos ao meio ambiente e que atuam com estratégias sustentáveis.
A responsabilidade organizacional e social faz também com que o negócio seja destaque nas redes sociais e na internet. De maneira orgânica, empresas ESG ganham mais visibilidade na mídia e consequentemente, mais reconhecimento.
A modalidade ESG depende de uma transformação cultural e de pensamento em conjunto com estratégias assertivas. Dessa forma, minimizam os danos ao meio ambiente e também melhoram aspectos sociais e de governança. Para além, aplicação de ESG também beneficia o setor financeiro de um negócio, atraindo novos investidores e colaboradores dedicados.
A FWLOG possui mais de 20 anos de mercado, sendo referência no segmento em que atua. Nós, be como as empresas com as quais nos relacionamos seguem os critérios ESG para construir um mundo melhor, visando a predominância nas mudanças sociais efetivas, com um trabalho transparente, ético e sustentável. Saiba mais sobre a nossa história!