Garantir a segurança de uma carga é um processo desafiador para qualquer operação logística, pois são inúmeros os riscos que podem ocorrer. Os tipos de seguro de carga garantem que as operações sejam feitas com maior tranquilidade evitando prejuízos maiores.
Sendo extremamente necessário a sua contratação, eles garantem uma maior proteção e respaldo de todos os lados, seja o cliente, contratante ou transporte.
Dessa forma, o seguro tem a função de ressarcir qualquer dano financeiro, ocasionado durante o transporte de carga. Versátil e útil em diversos casos, é possível contratar em transporte nacional ou internacional, seja ele aéreo, terrestre ou marítimo.
Neste texto vamos explicar como funcionam os tipos de seguro de carga para transporte internacional e qual o tipo ideal para sua mercadoria.
Afinal, o que é seguro de carga internacional?
O seguro de carga internacional é uma espécie de seguro contratado pelo importador ou exportador para proteger a carga que está sendo transportada, seja ela vendida ou comprada. No setor da importação o seguro age como uma proteção de que não haverá prejuízo na mercadoria comprada, já na exportação ocorre uma escolha, pode ser um serviço adicional oferecido ou obrigatório junto ao produto.
Com base na frequência que você aciona esse serviço, existem duas modalidades de contrato.
- Avulso: usado em viagens isoladas, poucas vezes no ano.
- Apólice aberto: usado em viagens de maior rotina, onde geralmente necessita um contrato anual.
É possível que cada empresa acrescente novos serviços em sua apólice, de acordo com a necessidade da operação. Alguns exemplos são: frete, riscos de quebra, desvio de rota, duração da viagem, entre outros.
Quais os melhores tipos de seguro de carga ?
Entendemos que o seguro de carga atua na proteção de mercadorias, mas cada tipo de produto envolve uma cobertura de segurança. Conheça os tipos de seguro para transporte de carga:
- Básica Ampla A: É uma cobertura para qualquer dano externo e possível roubo de carga, sendo a mais completa.
- Básica Restrita B: Faz uma cobertura parcial ou total para cargas a qual pode haver um acidente, seja transportada por carro, caminhão, avião, navio entre outros. Alguns casos possuem adicional de roubo.
- Básica Restrita C: É uma cobertura total para mercadorias que se perderam em acidentes de transporte, possuindo também um adicional de roubo.
Escolher o serviço ideal para o seu tipo de mercadoria faz total diferença. Por isso, é importante averiguar se a empresa de seguro é confiável e com qual tipo de mercadoria ela trabalha, dessa forma não ocorrerá imprevisto no transporte de carga.
FWLOG e parceria com seguradora
Nós da FWLOG somos especialistas no setor de logística e transporte internacional de mercadorias. Estamos no mercado há mais de 20 anos garantindo a melhor estratégia para exportação e importação de produtos.
Recentemente fechamos uma parceria com uma das maiores seguradoras de transporte do mundo, oferecendo aos nossos clientes maior comodidade no momento da escolha de cobertura para sua operação.
Nada melhor que ter tranquilidade e confiança no transporte de qualquer mercadoria. Quer saber mais? Entre no nosso site e faça uma cotação!