Como importar da China da forma certa?

Você está visualizando atualmente Como importar da China da forma certa?

Sabemos que existem diversas vantagens de importar da China, principalmente para o setor agrícola ou de automóveis, com a importação de peças e máquinas utilizados nesse segmento. 

Diversas empresas e empreendedores sentiram confiança no comércio internacional e precisaram entender como funciona o processo de importação de produtos da China de uma forma segura e lucrativa.

Neste caso, é válido conhecer como funciona o processo de importação, os documentos, impostos a serem pagos e órgão a qual precisa procurar para que não ocorra erros no processo. 

Por isso, vamos te orientar sobre as formas de importar da China, quais os documentos e cuidados necessários que sua empresa deve ter.

 

Como importar da China da maneira certa?

A China se tornou a 2° maior economia do mundo. Grande parte desse resultado vem do processo de importação, sendo o principal parceiro comercial do Brasil a mais de 12 anos. Mesmo com uma relação comercial estreita, algumas atividades são necessárias para conseguir importar da maneira certa.

O primeiro passo é a sua empresa está legalizada, criando um CNPJ, recurso fundamental para diversas outras funções empresariais, como os impostos presentes durante toda a operação de importação. Para criar uma empresa e ter um CNPJ, existem diversas categorias, mas a principal dúvida é se um MEI (microempreendedor individual) também pode importar: sim, o MEI pode importar, mas possui limites de faturamento mensal e anual. 

É preciso ficar atento a alguns fatores para garantir que todo processo ocorra de maneira fluida:

    • Escolha o produto: Definir o produto ajuda a identificar o público a qual você vai vender e a quantidade de mercadoria, conseguindo melhores preços e qualidade.
    • Pesquisa do mercado: Avaliar o mercado chinês é fundamental, conhecer as marcas de melhor desempenho e estabilidade no ramo internacional, dessa forma é possível ter maior segurança na importação ou compra. 
    • Fornecedores confiáveis: É importante buscar referência do seu fornecedor, com comentários e avaliações ou se preferir compra material em menor quantidade para avaliar a qualidade do produto e do fornecedor. 
    • Avalie o custo: Para importação de produtos da China é necessária uma logística estruturada, pois através dela é possível deixar o processo mais produtivo, otimizando tempo e custo. 

  

Fique atento a documentação necessária

Com todas essas informações é preciso se atentar aos documentos necessários para que ocorra a importação da maneira correta. Quanto maior seu volume de compra mais detalhes exigem para transação. 

Confira a lista dos documentos necessários:

  • Certificado de Origem 
  • Packing List (romaneio)
  • Proforma Invoice 
  • Fatura Comercial 
  • Conhecimento de embarque 
  • Licenciamento de importação 
  • Declaração de importação 

A lista de documentação é bem específica, por isso é importante ficar atento durante todo o processo. 

 

Nunca se esqueça do seguro de carga!

Ter um seguro de carga durante o processo de importação é fundamental para proteger a carga que está sendo comprada. Através do seguro existe uma garantia que sua empresa não terá prejuízo. 

Aqui na FWLOG somos especialistas em logística internacional e fechamos uma parceria para implementar o seguro de carga às nossas transações, garantindo maior cobertura na operação e confiabilidade dos nossos clientes.

 

Agilidade e segurança: transporte sem transbordo

A FWLOG tem exclusividade no serviço de transporte sem transbordo, direto, para mercadorias que vem para a China. Essa iniciativa traz mais segurança, uma vez que os produtos adquiridos não sairão do navio ao fazer escalas nos portos do caminho.

Caso deseje saber mais sobre esse tema e como ela pode ser excelente para sua empresa, temos um texto sobre isso.