O comércio marítimo é uma das modalidades de importação e exportação de mercadorias mais antigas do Brasil. Até os dias de hoje esse é um dos principais responsáveis pela fomentação econômica do país e do mundo.
Responsável por cerca de 80% do transporte de carga mundial, este é um modal que só cresce. Existente desde a época dos fenícios, continua sendo uma grande aposta para o mercado e economia mundial.
Comércio marítimo
O comércio marítimo pode ser realizado por meio de navios, barcos e outras embarcações. Este é um modal bastante utilizado para as exportações, pois possuem um preço reduzido no frete, transporta uma quantidade elevada de cargas, percorre longas distâncias, é seguro e pode transportar todo e qualquer tipo de produto.
Muitos países dependem do comércio marítimo para manter a economia em ascensão. No Brasil, por exemplo, ele representa 95% das exportações nacionais, por isso, é de grande importância o desenvolvimento e investimento deste setor de cargas.
Comércio marítimo para a logística internacional
Investir na exportação marítima para a comercialização do seu produto é ter a certeza da ascensão do seu negócio.
Esse modal inclui o carregamento de descarregamento de embarcações, tal como o acondicionamento de mercadorias em locais específicos, seguros e adequados, ou nos portos ou no entrepostos aduaneiros, até que a mercadoria seja novamente transportada para seu real destino final.
Diferenciais para as exportações
A exportação marítima possui a vantagem de poder transportar uma quantidade de carga significativa, além de poder carregar qualquer tipo de carga e possuir um menor custo de transporte. Um dos diferenciais é também a paletização dos contêineres, que na prática, deixa mais fácil e acessível a organização dos produtos, facilita o armazenamento e a flexibilidade do modal transportar qualquer tipo de carga, desde combustível até um veículo.
Tipos de Navegação
- Navegação de Cabotagem: são as embarcações entre portos do território do Brasil, utilizando-se de vias marítimas ou as vias navegáveis interiores.
- Navegação de Longo Curso: é a navegação feita em portos do Brasil ou portos estrangeiros.
- Navegação de Apoio Marítimo: possui o apoio logístico para embarcações e instalações nos mares territoriais do país e nas zonas econômicas que atuam.
- Navegação Interior: são realizadas em hidrovias interiores, em percurso nacional ou internacional. No Brasil, a hidrovia São Francisco é uma das mais importantes do território.
- Navegação Apoio Portuário: é realizado apenas em portos ou em terminais aquaviários. Esse tipo de navegação possui o objetivo de atender as embarcações e as instalações portuárias.
FWLOG: comércio exterior
A FWLOG é referência nas soluções de translado e comércio marítimo, como por exemplo a exclusividade de transporte sem transbordo entre o Porto de Taicang, na China até o Porto de Vitória.