Benchmarking: o que é e como fazer?

Você está visualizando atualmente Benchmarking: o que é e como fazer?

Comparações sempre existiram, independente de qual área você atua, quando feita de forma estratégica, chamamos de benchmarking. No meio corporativo essa prática é muito comum: comparamos as estratégias, profissionais, resultados e analisamos tudo aquilo que pode melhorar.

Essa estratégia é utilizada por empresas do mesmo setor com intuito de analisar os processos e serviços. Dessa forma é possível avaliar como está seu desempenho em relação aos concorrentes.

Ficou interessado? Neste texto vamos te explicar para que serve o benchmarking e qual tipo ideal para sua empresa.

 

Você sabe o que é benchmarking?

Benchmarking, em tradução livre, é denominado de avaliação comparativa. Isso se dá pelo fato de que toma como referência diversas empresas ou apenas uma e avalia com profundidade suas performances de marketing, processos logísticos e de produção.

Na prática isso ocorre da seguinte maneira:

Você possui uma empresa no setor de automóveis e antes de criar o seu site você lista quem são as referências do seu  setor no aspecto da comunicação virtual. Dessa forma entende como são os sites das empresas deste ramo e assim você pensa na estratégia do seu site.

São diversas oportunidades atualmente, sendo fundamental estudar sua empresa e outras do mesmo setor. Assim, você automaticamente está analisando o mercado, adquirindo novas possibilidades de ideias e adaptando da melhor maneira para seu negócio. 

Para iniciar esse processo é preciso seguir algumas orientações:

  • Ter um objetivo definido 
  • Definir empresas a qual vai analisar 
  • Estruturar os principais indicadores 
  • Iniciar as comparações com empresas 
  • Analisar os pontos positivos e negativos 
  • Determinar um plano de ação para a sua empresa

 

Tipos de Benchmarking 

É preciso entender que existem diferentes maneiras de se utilizar a técnica do benchmark e cada tipo possui a maneira ideal para auxiliar sua empresa. Confira! 

 

Competitivo

Ao ter como parâmetro os concorrentes, ser claramente competitivo. A intenção é comparar seus processos com os seus concorrentes e, neste âmbito, precisa de informações mais valiosas. Por isso, em alguns casos é mais complicado devido a questões de informações sigilosas, que não são de domínio público, mas é possível com uma boa investigação. O benchmarking mais competitivo, consegue oferecer maior relevância para sua empresa. 

 

Cooperativo 

Possui características semelhantes da anterior, mas o que torna diferencial é que essas ações são elaboradas com empresas parceiras que juntas buscam melhorar seus processos.  

 

Interno 

É  um processo mais fácil de ser implantado por valer para qualquer segmento. Este tipo de benchmark vai analisar os desempenho da própria organização, avaliando também seus consumidores. Sendo assim, ele é de grande importância para gerar uma padronização de qualidade e eficiência na empresa.

 

Genéricos 

O objetivo de executar benchmarking nesse exemplo é ser inovador com resultados que trazem melhorias, não necessariamente precisa fazer o benchmarking com empresas semelhantes. Assim, ele faz uma pesquisa geral do que está sendo trabalhado no mercado para pensar no que pode desenvolver na própria empresa. 

 

Conseguiu entender suas funcionalidades? Na prática seu entendimento fica mais perceptível, principalmente ao serem aplicadas as metodologias exemplificadas acima. 

Todas essas ações realizadas são fundamentais para qualquer negócio e um profissional bem preparado para atuar em empresas competitivas precisa saber o que é benchmarking.

Se você quer se aprofundar no ramo de logística, se mantenha atento às características necessárias para se desenvolver e conquistar novos desafios. Quer saber mais? Temos um texto sobre isso!